domingo, 17 de junho de 2012

Artesanato: um produto da casa



Janaúba, também conhecida como a "terra da banana", possui várias propriedades que cultivam a fruta  e a vende para todo o  país. A banana produzida não somente aqui, mas em toda a região, já ganhou fama pelo sabor, pela aparência e pela qualidade com que sai do pé e chega nas mãos do consumidor. Agora, o que muita gente não sabe, é que além de produzir banana, o pé de banana tem outras utilidades. Uma delas é o artesanato. Isso mesmo, a palha da banana, que fica jogada no bananal após a poda do pé, serve para se extrair a fibra da bananeira, que se transforma em belíssimas obras de arte.



A fibra da banana ganha vida aravés das artesãs de Janaúba e cidades vizinhas, e viram porta-retratos, bandejas, rouas de boneca, arranjos de flores, cestas, caixas e embalagens para o doce da fruta. As mulheres que tecem esse material, compõem associações cujo objetivo é aprender novas técnicas, unir forças e divulgar seu trabalho para todo o Brasil, e claro, para o exterior. As peças expostas em feiras e exposições em todo o país já conquistaram extrangeiros, como conta Lourdes, artesã do grupo Reciclart. Segundo ela, em participação em uma feira no Rio de Janeiro, um italiano encomendou e comprou mais de 200 peças.


O trabalho da artesã, e das demais mulheres que transforma a fibra em arte, além de permitir que elas tem um lucro extra, que ajuda no desenvolvimento familair, contribui para levar o nome da Cidade de Janaúba ao conhecimento de todo mundo. Isso dgnifica os gorutubanos e contribui para o crescimento regional dessa cidade mineira.

Um Pé de Janaúba


Cantai a Beleza de Janaúba

Barragem Bico da Pedra

O Gorutuba sinuoso na planície,
A restaurar o solo seco e arenoso,
Formando um lago espelhado e cristalino,
Reflete belo o teu luar mui majestoso !

Pintura de Gilsa Alcântara

Gorutubano, és modesto e destemido...
Mestiço ingênuo, és o símbolo primeiro,
De trajes simples e de mântica singela,
Plasmando o barro, fazes arte de oleiro.


(Letra por Izadina Ladeia Batista de Oliveira)

Uma terra chamada Janaúba

      
    Janaúba está inserida na Mesoregião do Norte de Minas, na área mineira do Semi-árido brasileiro e na micro-região da Serra Geral de Minas, da qual é a cidade polo.

    A história do município e de seu desenvolvimento está diretamente ligada a duas forças ropulsoras que se fazem sempre presentes: a privilegiada localização geográfica, o pioneirismo e a capacidade empreendedora de seus habitantes ao longo de sucessivas gerações.

   Os primeiros habitantes, um povo cafuzo ou caboré, mescla de índios tapuias e quilombos, de negros que fugindo do cativeiro se estabeleceram no Vale do Gorutuba, tornando-se conhecidos como Gorutubanos.

    Hoje, a cidade é conhecida pela força da fruticultura, pela beleza do artesanato feito com a fibra da banana, fruta de destaque na região, pelas rendas e bordados das gorutubanas, pelos pontos turísticos, entre eles a Barragem Bico da Pedra - um verdadeiro oasis no Norte de MInas -, pelas festas tradicionais como exposição agropecuária e claro, pelo povo hospitaleiro e acolhedor.