Janaúba está inserida na Mesoregião do Norte de Minas, na área mineira do Semi-árido brasileiro e na micro-região da Serra Geral de Minas, da qual é a cidade polo.
A história do município e de seu desenvolvimento está diretamente ligada a duas forças ropulsoras que se fazem sempre presentes: a privilegiada localização geográfica, o pioneirismo e a capacidade empreendedora de seus habitantes ao longo de sucessivas gerações.
Os primeiros habitantes, um povo cafuzo ou caboré, mescla de índios tapuias e quilombos, de negros que fugindo do cativeiro se estabeleceram no Vale do Gorutuba, tornando-se conhecidos como Gorutubanos.
Hoje, a cidade é conhecida pela força da fruticultura, pela beleza do artesanato feito com a fibra da banana, fruta de destaque na região, pelas rendas e bordados das gorutubanas, pelos pontos turísticos, entre eles a Barragem Bico da Pedra - um verdadeiro oasis no Norte de MInas -, pelas festas tradicionais como exposição agropecuária e claro, pelo povo hospitaleiro e acolhedor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário